Antropónimos seta SASSETTI, Filippo

Mercador nascido em Florença. Chegou a Lisboa em Outubro do ano de 1578, numa conjuntura de incertezas para o Reino, depois do desaparecimento de D. Sebastião e de vários membros da nobreza portuguesa na batalha de Alcácer Quibir. Residiu na capital portuguesa por alguns anos, após o que, em 1582, partiu rumo ao Oriente.

Manteve uma correspondência activa com alguns florentinos e noticiava diversos acontecimentos por si vividos, como são os casos da crise de sucessão do ano de 1580 (após a morte do rei cardeal D. Henrique), as actividades comerciais com a Índia, bem como facultava informações relativas a mercadores lisboetas.

Foi feitor de Giovan Battista Rovellasca na Índia, depois de ter celebrado com ele um contrato em Lisboa. Chegou à Índia em Novembro de 1583. Aí investia o dinheiro disponibilizado por outros florentinos em mercadorias, que prosseguiam para Lisboa e depois rumo a Florença.

Bibliografia:
ALESSANDRINI, Nunziatella, Os italianos na Lisboa de 1500 a 1680: das hegemonias florentinas às genovesas (tese de doutoramento), Lisboa, Universidade Aberta, 2009.

Autor: Raquel Prazeres


  Enviar a um amigo Enviar a um amigo Imprimir Imprimir