Antropónimos seta SERNIGI, Girolamo di Cipriano di Chimenti (1453-?)

Mercador florentino que nasceu a 18 de Outubro de 1453. Estabeleceu-se em Lisboa onde passou a residir. Sócio de Bartolomeo Marchionni, desempenhou um papel de destaque na economia portuguesa dos Descobrimentos.

No ano de 1498 já tinha participação no comércio de açúcar, e navegou na Guiné com a sua própria caravela. Em 1499 recebeu uma autorização régia de D. Manuel I, que lhe permitia, juntamente com Marchioni e outros, armar um dos navios da frota comandada por Pedro Alvares Cabral.

Foi responsável pela divulgação em Itália das primeiras notícias relativas ao regresso de Vasco da Gama da Índia, registando lugares e mercadorias mais procuradas. O êxito da viagem marítima para a Índia parece ter estimulado a sua participação na expedição realizada em 1500 a cargo de Pedro Álvares Cabral.

Armador dos quatro navios da frota comandada em 1510 por Diogo Mendes de Vasconcelos a Malaca, Sernigi integrou, também, a própria expedição.

A 25 de Maio de 151, D. Manuel I concedeu-lhe iguais privilégios aos de qualquer natural do Reino e a 4 de Julho de 1515 autorizou-o a utilizar brasão de família, reforçando os privilégios concedidos a si e aos seus descendentes.

Bibliografia:
ALESSANDRINI, Nunziatella, Os italianos na Lisboa de 1500 a 1680: das hegemonias florentinas às genovesas (tese de doutoramento), Lisboa, Universidade Aberta, 2009; SPALLANZANI, Marco, Mercanti Fiorentini nell’Asia portughese, Florença, Studio per Edizioni Scelte, pp. 97-110.

Autor: Raquel Prazeres


  Enviar a um amigo Enviar a um amigo Imprimir Imprimir