Bibliografias seta CALDEIRA, Arlindo

Livros
2005
PINTO, Manuel do Rosário, Relação do Descobrimento da Ilha de São Tomé, Fixação do texto, introdução e notas de Arlindo Manuel Caldeira, Colecção Estudos e Documentos, nº 3, Lisboa, Centro de História de Além-Mar, Universidade Nova de Lisboa.

2000
Viagens de um piloto português do século XVI à costa de África e a São Tomé, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

1999
Mulheres, sexualidade e casamento em São Tomé e Príncipe (séculos XV-XVIII), 2ª edição, Lisboa, Edições Cosmos /GTMECDP.

Artigos
2008
“Tráfico de escravos e conflitualidade: o arquipélago de São Tomé e Príncipe e o reino do Congo durante o século XVI”, Ciências & Letras, nº 44, Porto Alegre (Brasil), Julho/Dezembro.

2007-2008
“Mestiçagem, estratégias de casamento e propriedade feminina no arquipélago de São Tomé e Príncipe nos séculos XVI, XVII e XVIII”, Arquipélago – História, vol. XI-XII, Ponta Delgada, pp. 49-72.

“A estratégia inicial da colonização portuguesa no golfo da Guiné” http://www.ces-ubi.com/PDF/estrategia_inicial_colonizacao.pdf

“Medo e religião popular na ilha de Ano Bom. Uma aproximação histórica (séculos XVI-XIX)” http://cvc.instituto-camoes.pt/eaar/coloquio/comunicacoes/arlindo_caldeira.pdf

2007
“A divulgação do tabaco brasileiro na China. A miragem de um mercado”, Revista de Cultura, Edição Internacional, R.A.E. de Macau, nº 21, Janeiro, pp. 64-81.

“Escravidão e liberdade: notas para uma história da ilha de Ano Bom” in O reino, as ilhas e o mar-oceano. Estudos em homenagem a Artur Teodoro de Matos, Avelino de Freitas de Meneses e João Paulo Oliveira e Costa (coord.), Ponta Delgada/Lisboa, Universidade dos Açores/CHAM, pp. 623-643.

“Os jesuítas em Angola nos séculos XVI e XVII: tráfico de escravos e ‘escrúpulos de consciência’” in Trabalho Forçado Africano – Articulações com o poder político , Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (coordenação), Porto, Campo das Letras, pp. 47-82.

2006
“Uma ilha quase desconhecida. Notas para a história de Ano Bom”, Studia Africana – Revista Interuniversitària d’Estudis Africans, nº 17, Barcelona, Outubro, pp. 99-109.

“A ‘República Negra’ de Ano Bom: invenção de um Estado entre duas colonizações” in Trabalho Forçado Africano - Experiências coloniais comparadas , Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (coord.), Porto, Campo das Letras, pp. 47-65.

2004
“Rebelião e outras formas de resistência à escravatura na ilha de São Tomé (sécs. XVI-XVIII)”, Africana Studia, nº 7, Porto, pp. 101-136.

2002
"A escravatura africana vista da América. Alonso de Sandoval e o tráfico de escravos em Angola no início do século XVII", Africana Studia, nº 5, Porto, pp. 47-73.

2001
"A terra que seus pais povoaram e defenderam... A questão do protonacionalismo em São Tomé e Príncipe nos séculos XVII e XVIII", Anais de História de Além-Mar, vol. II, Lisboa, pp. 299-326.

2000
«O tabaco brasileiro em Portugal: divulgação e formas de consumo durante o Antigo Regime», in Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários. Congresso Luso-Brasileiro. Actas, vol I, Lisboa, G.T.M.E.C.D.P., pp. 567-586.



  Enviar a um amigo Enviar a um amigo Imprimir Imprimir