Data de publicação
2009
Categorias
Período
Área Geográfica
Entradas associadas
13º governador do Brasil.

D. Francisco de Moura, natural de Pernambuco, sobrinho de Cristóvão de Moura, esteve na guerra da Flandres e acabava de governar Cabo Verde quando recebeu o governo do Brasil, a 3 de Dezembro de 1624.

Chegava com a promessa de que a Coroa enviaria um socorro considerável e contava com a ajuda de gente e mantimentos das outras capitanias.

D. Francisco deveria ocupar os vários postos fortificados do recôncavo e organizar uma esquadrilha de barcos armados.

Juntou-se-lhe então a armada de D. Fradique de Toledo, com o socorro que chegou à Baía, a 22 de Março de 1625. Seguiu-se o cerco e a conquista da cidade, com a expulsão efectiva dos Holandeses.

D. Fradique entregou o governo da cidade a D. Francisco de Moura, filho da terra, que tratou de reparar na cidade de Salvador os estragos causados pelos recentes combates. Esteve no governo até 1626.

Bibliografia:
CAMPO BELO, Conde de, Governadores Gerais e Vice-Reis do Brasil, Lisboa, Agência Geral das Colónias, 1935; Nova história da expansão portuguesa, dir. Joel Serrão e A. H. Oliveira Marques, vol. VII, O império Luso Brasileiro: 1620-1750, coord. de Fréderic Mauro, Lisboa, Estampa, 1991; VARNHAGEN, Francisco Adolfo de, História Geral do Brasil: antes da sua separação e independência de Portugal, São Paulo, Ed. Melhoramentos, 4ª. ed., 1948.